top of page
Blog: Blog2

6 dicas para deixar o render mais realista

  • Foto do escritor: Studio Ressalt
    Studio Ressalt
  • 5 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de abr. de 2019

Iremos compartilhar itens essenciais para transmitir realismo nas imagens.

Para este resultado, além do mobiliário ser bem detalhado e de boa qualidade, outro ponto que interfere na renderização é o uso correto de texturas e materiais.

1) Materiais

Os materiais, em sua realidade, apresentam diversas características como, espessura, opacidade, rugosidade, entre outras. Por isso, é importante que a textura e material sejam de grande qualidade para ajudar na etapa final de renderização. Agora você deve estar se perguntando, onde encontrar esses materiais de qualidade, não é mesmo?!

É possível encontrá-los em sites na web, pesquisando em inglês "floor texture" (textura de piso) e com maior resolução.


2) Fotografia


Ao representar uma imagem 3D, devemos pensar em nós mesmos como fotógrafos, ou seja, buscar enquadrar o edifício/mobiliário de tal modo que o espectador possa se conectar com a imagem. Assim, escolher o ponto de vista, o posicionamento da câmera e a proporção faz uma diferença significativa na qualidade da imagem. A representação 3D tem como objetivo criar uma conexão com o cliente, pense nos detalhes que aparecem e adicione objetos que deem vida ao render.


3) Distância focal


As imagens podem parecer distorcidas por terem uma distância focal baixa. Deve-se atentar a distância focal da imagem, principalmente quando for renderizar no SketchUp. Ele utiliza 3 pontos de fuga, mas basta configurar de "perspective" para two-point perspective" e aplicar um plano focal de 35 mm ou mais no vray ou outro plugin de renderização.


4) Imperfeições


No mundo real não existe perfeição. Encontramos irregularidade do tecido de um tapete, resíduos no piso, manchas na parede, o aspecto mais rústico de móveis antigos, entre outros. Portanto, pequenas imperfeições aproximam a imagem 3D do mundo real.


5) Sombras


O posicionamento do sol interfere significativamente na cena e deve ser analisado com cuidado. . Muita luz vai deixar a imagem superexposta e também com pouca luz irá deixá-la subexposta. É necessário posicionar as sombras de uma forma que tornem o modelo mais harmônico. Além disso, as sombras projetadas de objetos que não aparecem na cena proporcionam mais vida ao render.


6) Pós-produção


A pós-produção da imagem é a última etapa, onde melhoramos a iluminação, contraste, aplicamos efeitos que desejamos inserir na cena, além de corrigir alguma imperfeição. É possível finalizar a imagem em softwares como o Coreldraw, Topaz studio, Photoshop, entre outros. Realizada de forma profissional, o resultado é significativo, valorizando ainda mais o render/imagem.

Gostou das dicas? Confira e diga o que achou.




 
 
 

Comments


  • facebook
  • instagram

©2019 by Studio Ressalt. Proudly created with Wix.com

bottom of page